Jardim dos Amigos

entre e fique a vontade,entre flores, músicas, reflexões e amizade *

27 de maio de 2007

já q falamos de vinho...



Vou colocar aqui apenas a curiosidade sobre o assunto, já que o artigo na wikipédia é enorme!! ;)
Curiosidades

As vinhas, plantações de uva, crescem quase exclusivamente nas latitudes entre os 30º e 40ºN e entre os 30/40º Sul. As vinhas mais a Sul pertencem à Nova Zelândia, perto do paralelo 45.

Na mitologia grega, Dionísio é conhecido como o deus do vinho, filho de Zeus e da princesa Semele, é o unico deus filho de uma mortal. Zeus, depois de conceder um pedido irracional a Sêmele, o qual levou-a à morte, entrega Dionísio às ninfas, que cuidam dele durante a infância. Ao se tornar homem, Dionísio se apaixona pela cultura da uva e descobre a arte de extrair o suco da fruta. Porém a inveja de Hera leva Dionísio a ficar louco, e vagar por várias partes da Terra. Quando passa por Frígia, a deusa Réia o cura e o instrui em seus ritos religiosos. Curado, ele atravessa a Ásia ensinando a cultura da uva. Quis introduzir seu culto na Grécia depois de voltar triunfalmente da sua expedição à Índia, mas encontrou oposição de alguns príncipes receosos do alvoroço causado por ele.

Por causa desta sua paixão pela cultura da uva, Dionísio após sua morte, passou a ser cultuado pelos gregos como sendo o deus do vinho!




mas deixo o link para quem quiser consultar:)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho

VINHO

Algumas curiosidades sobre o vinho:

A cor é a melhor pista para o exame do vinho ainda na garrafa: observando-o contra a luz, o vinho estará BOM sempre que seus reflexos forem da gama do vermelho e estará em perigo ao aproximar-se do marrom escuro, quando ele literalmente estraga.Tomando um só tipo de vinho sem acompanhar alimentos, o problema não se coloca; mas se for mais de um, a seqüência deve ser in crescendo, isto é, brancos antes dos tintos, secos antes de suaves, novos antes de antigos, sempre do MENOS para o MAIS importante.Alimentos que deturpam o gosto do vinho: alcachofra, molhos saturados de vinagre e chocolates.Alimentos que potencializam o máximo o gosto do vinho: pão e queijo.O vinho não pode ser enlatado porque corroe a lata, e também porque o vidro tem maior poder de conservação, isto é, conserva durante mais tempo as qualidades gustativas de um grande vinho. Além disso, após aberto, o vinho deve ser bebido todo, pois o ar que fica na garrafa o estraga.

(fonte:http://www.italianostra.hpg.ig.com.br/curiosidades.htm)

esse outro link aqui tem um artigo tb grande, mas bom:)
http://www.academiadovinho.com.br/biblioteca/historia.htm

A Vindima






Nos primeiros dias de Primavera, as vinhas começam a rebentar iniciando-se então a interminável azafama que só abranda quando o ultimo tonel dá entrada nos Entrepostos de Vila Nova de Gaia.

A vinha de onde brota este tão fino néctar é cultivada com minuciosos cuidados nos terrenos secos, ricos em potássio, onde a uva amadurece sob o calor escaldante que assola no vale do Douro desde a Primavera.

O cultivo da vinha é feito então em linhas que acompanham as curvas de nível, respeitando o distanciamento de 1,30 x 1,10metros.


A plantação tem lugar no fim do Inverno ou principio da Primavera após a preparação do terreno, fazendo-se a enxertia de fenda cheia, um ou dois anos depois.

As videiras são plantadas nas encostas, como referi, mais ou menos íngremes, dando o aspecto de anfiteatro admirando e mirando-se nas aguas rápidas do Douro, que corre incessante para a foz.

No começo do Outono vêm das aldeias serranas de Trás-os-Montes e da Beira os «rogos» para a faina penosa sob um calor escaldante. Os «rogos» são
ranchos de vindimados que vão enchendo as pipas e simultaneamente enchem aquele lugar taciturno de cantares, danças e vida.

A época das vindimas significa trabalho árduo que muitas vezes é compensado por festas e tradições populares.

As vinhas plantadas em socalcos e terraços nas encostas montanhosas do vale do Douro, estendem-se por 250 mil hectares desde a Régua até Barca d’Alva abrangendo 4 distritos, 21 concelhos e 170 freguesias que se dividem em três partes: o Baixo Corgo, o Cima Corgo e o Douro superior.

fonte:http://www.portoxxi.com/cultura/ver_folha.php?id=5

3 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial