Jardim dos Amigos

entre e fique a vontade,entre flores, músicas, reflexões e amizade *

24 de maio de 2007

curiosidade do dia








tim tim

Hoje estamos comemorando o dia da uma das bebidas mais populares do mundo: o café.

Café

Há muitas lendas à respeito do surgimento do café, mas talvez a mais significativa seja sobre um árabe do século IX chamado Kaldi. Conta a história que Kaldi, ao notar a felicidade de seus bodes depois de comerem frutinhas vermelhas de um arbusto, pegou um punhado delas e começou a dizer maravilhas sobre o café para sua tribo.

Nos 400 anos seguintes, os grãos de café passaram a ser consumidos (eram mastigados) por causa de seu efeito estimulante. Os árabes, no século XIII, foram os primeiros a processar o fruto amadurecido e torrado e dele tirar a bebida como conhecemos hoje. Cerca de 100 anos depois, pés de café nativos ainda verdes começaram a ser cultivados no sul da Arábia.

Os muçulmanos da região rapidamente desenvolveram o gosto pelo café, usando os efeitos energéticos da bebida para poder prolongar ritos religiosos. Uma dúvida surgiu quando um padre ortodoxo proclamou que o café era tóxico e que fora proibido. Porém, até mesmo a ameaça de severas punições não inibiu o consumo dos árabes, e o costume logo se espalhou para países vizinhos.

A chegada do café à Europa, no século XVI, causou uma reação semelhante na sociedade. Os países, um após o outro, passaram a apreciar a bebida. Os cafés de Londres (Inglaterra), criados por volta de 1650, construíram prósperos impérios de exportação e se tornaram um baluarte político, social e - pasmem! - literário.

O hábito de consumir a bebida chegou às colônias americanas em 1689 e cafés surgiam em Nova York, Boston e Filadélfia. Nessa época, as plantações tinham se expandido para a América Central e América do Sul, cujos climas tropicais eram ideais para o cultivo.

Acredita-se que o café se originou na África. Suas propriedades estimulantes, que afetam o sistema nervoso central, vêm da cafeína do grão maduro. Essa substância está presente em porcentagens de 0,8% a 1,5% na espécie ababica e 1,6% a 2,5% na espécie robusta, cultivada na América do Sul.

Em 23 de junho de 2004, cientistas da Unicamp descobriram uma espécie de café naturalmente descafeinado. O Coffea arabica, originário da Nigéria, tem apenas 0,06% de cafeína. O genoma do café foi mapeado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mapeamento do genoma do café em 2004. Os pesquisadores conseguiram registrar 200 mil seqüências do DNA da planta. O Brasil foi o 1º país a realizar a façanha

fonte:www.igeducacao.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial