Jardim dos Amigos

entre e fique a vontade,entre flores, músicas, reflexões e amizade *

23 de janeiro de 2009


Por que a maioria não responde e-mails?



Sempre fiz questão de responder os e-mails que recebo. Sei, desde sempre, que é uma questão de educação. Para muitos, eu estou redondamente enganado - e, por isso, me propus a analisar este 'fenômeno' que assola a internet e que ameaça levar ao extremo a dobradinha feijão-com-arroz da Comunicação: emissor e receptor. A idéia seria 'eu envio uma mensagem, você recebe, mas não ouse perguntar mais nada'. É de arrepiar.

Para evitar qualquer pré-julgamento, enumero aqui algumas justificativas que levariam um ser humano a não responder e-mails. Mas me reservo o direito de dar a minha opinião, é óbvio.

Justificativa 1: Falta de tempo

A mais ancestral versão (maquiada) de falta de organização também comparece no reino da internet. Quem sobrevive a um 'chega-pra-lá' destes? A falta de tempo transforma o emissor de um e-mail em alguém que está tirando preciosos segundos do receptor, em especial se ele estiver em horário de trabalho. Quem justifica falta de tempo para não responder e-mails prefere que os outros usem o telefone - mas, se alguém o fizer, nosso amigo(a) estará sempre muito ocupado(a) para falar. Salvo, é óbvio, se o interessado for ele(a), claro! Neste caso, 'por que você demorou tanto para enviar o e-mail? Não vai ter a cara de pau de justificar falta de tempo, vai'?

Justificativa 2: Precisava responder?

Acredite, existem muitos(as) que pensam assim. E tanto faz se o e-mail é pessoal e você está contando seu final de semana, ou se é profissional e você está relatando um problema. A quem recebe estes e-mails, e não responde, eu chamo de 'vampiro de informação'. Ele recebeu o que queria, absorveu a informação e ponto final. Fosse recriar esta situação no mundo real, seria como se você pedisse uma informação na rua, o transeunte se desse ao trabalho de parar alguns minutos para explicar o que você queria e, ao final, você desse as costas e fosse embora, sem dizer absolutamente nada.

Os 'vampiros de informação' normalmente são os folgados da vida real, os antipáticos por opção e os introspectivos na versão dos psicólogos. Qualquer uma das alternativas é capaz de tirar do sério o mais compreensivo dos seres.

Justificativa 3: Não gosto de e-mail

É a justificativa de quem gosta mesmo de olho no olho, dos que acham que as coisas se resolvem, no máximo, por telefone. Mas, 'na verdade', é aquele que não tem paciência de digitar uma mensagem de resposta. Preguiça, mesmo - e aí ele diz que 'não gosta de resolver as coisas por e-mail'. Muitos não têm paciência nem de ler e-mails, quanto mais respondê-los. Uma aposta: na vida real é o disperso, aquele que não ouve o que você está falando.

Justificativa 4: Acho burocracia

É aquele que quer manter o direito de ser volúvel. Uma vez que algo está por escrito, danou-se. Por isso, qualquer decisão enviada por e-mail é uma atitude é taxada de aviltante. Claro: tirou do(a) nosso(a) amigo(a) a possibilidade de mudar de idéia! Além disso, qualquer informação que segue por e-mail está marcada a ferro e fogo; se você a recebeu, ninguém pode dizer que você não sabe de nada depois. Para os que gostam de asseclas que os expliquem todas as coisas - ou os lembrem de tantas outras - é o fim do mundo. Responder um e-mail que o comprometa, então, é assinar a própria sentença de morte.

E você, assume que não responde e-mail? Que é um 'vampiro de informação'? Ou tem preguiça de responder? Ou, ainda, acha que Comunicação é olho no olho, mesmo, o resto é ruído?

PENSEM NISSO...

RAY PINHEIRO

7 Comentários:

  • Às 8:17 PM , Anonymous Anônimo disse...

    N minha opinião, é pura falta de educação não responder aos emails.
    Basta um bom dia, obrigadao(a), ok, sim, não, isso ocupa pouco tempo.Gostei do texto, e dos "tipos" exemplificados que não respondem a emails.

     
  • Às 12:32 PM , Blogger Partilhante disse...

    Concordo! pessoas bem formadas / bem educadas aprendem em casa que deixar alguém a falar sozinho é desprezo, antipatia, má educação. Para mim, que já fui vitima de dois concluo isto: são pessoas com quem não vale apena perder tempo. Se for preciso sorriem muito, com falsidade claro porque se não nos respondem não nos respondem, é falta de consideração. Esqueça isso, nem vale a pena...

     
  • Às 11:54 PM , Blogger Unknown disse...

    pra mim é uma falta de educação mesmo e pronto!!

     
  • Às 11:54 PM , Blogger Unknown disse...

    pra mim é uma falta de educação mesmo e ponto final!!!

     
  • Às 9:08 PM , Blogger Tobias disse...

    Faltou o analfabeto funcional, ele herda algumas preocupações daquele que acha que é arriscado deixar escrito, mas o principal é que ele não sabe se expressar de forma escrita. Frequentemente quando departamentos de suporte vem comunicar-se por telefone, eu reforço o uso do e-mail, as vezes digo explicitamente: continue o contato (sobre este assunto) por e-mail, a não ser que seja explicitamente necessario.

     
  • Às 12:11 PM , Anonymous Anônimo disse...

    Tenho um chefe q nao responde email, vejo que ele esta online e em seguida ele fica off mas nao responde, depois ligo pra ele o telefone toca e ele nao atende mesmo depois de semanas ele nao retorna e por assim vai... fico irritado, mas quando ele precisa ele liga manda email e quer resposta... nao entendo

     
  • Às 2:25 PM , Blogger Unknown disse...

    Falta de educação mesmo meus amigos!. Falta de ética profissional; falta de senso de responsabilidade e idoneidade para com as demais pessoas; parecendo brincadeira de crianças (molecagem). Se envio um Email para a empresa de fulano ele não pode me responder, se reenvio para o email pessoal e particular dele, também não me responde. Falta de ética profissional!. Não querer se comprometer. Perdõe-me! Mas da nojo estas coisas!. Você se sente um palhaço no meio destas situações.

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial