Jardim dos Amigos

entre e fique a vontade,entre flores, músicas, reflexões e amizade *

16 de outubro de 2008


A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio : algumas coisas estão sob nosso controle e outras não estão. Só depois de aceitar esta regra fundamental e aprender a distinguir entre o que podemos e o que não podemos controlar é que a tranquilidade interior e a eficácia exterior tornam-se possíveis.

Sob nosso controle estão as nossas opiniões, aspirações, desejos e as coisas que nos causam repulsa ou nos desagradam. Essas áreas são justificadamente da nossa conta porque estão sujeitas à nossa influência direta. Temos sempre a possibilidade de escolha quando se trata do conteúdo e da natureza de nossa vida interior.

Fora de nosso controle , entretanto estão as coisas como o tipo de corpo que temos, se nascemos ricos ou se tiramos a sorte grande e enriquecemos de repente, a maneira como somos vistos pelos outros ou qual é a nossa posição na sociedade. Devemos lembrar que estas coisas são externas e, portanto, não dependem de nós. Tentar controlar ou mudar o que não podemos só resulta em aflição e angústia.


Lembre-se : as coisas sob nosso poder estão naturalmente à nossa disposição , livres de qualquer restrição ou impedimento. As que não estão, porém , são frágeis , sujeitas a dependência ou determinadas pelos caprichos ou ações dos outros. Lembre-se também do seguinte: se você achar que tem domínio total sobre as coisas que estão naturalmente fora de seu controle , ou se tentar assumir as questões de outros como se fossem suas , sua busca será distorcida e você se tornará uma pessoa frustrada, ansiosa e com tendência para criticar os outros.

****************

Nota:
Trecho extraído do
Livro " A ARTE DE VIVER"
Epicteto

Editora Sextante
página 14

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial